V Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia e V Fórum Brasileiro do Semiárido.
As temáticas físico-naturais na educação geográfica:
perspectivas e práticas no Semiárido e no Brasil
Logo Data.png
Submissão de Trabalhos e Publicações

Os interessados no envio de trabalhos para o V COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA e V FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO - VCPGFEG/VFBSA, poderão optar por uma das 3 MODALIDADES:

 
Resumos expandidos (5 a 6 laudas)
Trabalhos completos (15 a 25 laudas)
Produto técnico (até 5 laudas)

 

Serão aceitos dois trabalhos por cada autor principal inscrito no evento sendo em MODALIDADES diferentes;

O primeiro autor poderá está inserido em outros trabalhos na categoria de co-autor;

O autor deverá assinalar o Eixo Temático principal correspondente ao trabalho. Cada trabalho deverá ser inserido em um único Eixo Temático.

As inscrições dos trabalhos científicos serão feitas somente online;

O Formulário para submissão de trabalhos deve ser preenchido pelos autores e enviado até a data estabelecida.

Não serão aceitos trabalhos após o vencimento do prazo;

O envio dos trabalhos só será possível após a confirmação do pagamento da inscrição, que requer um prazo de 3(três) dias úteis para ser compensado;

O trabalho não poderá exceder a 5 autores

 

ESPECIFICAÇÃO DAS MODALIDADES:

Resumo Expandido

Os resumos expandidos conterão de 5 a 6 páginas, o arquivo deverá ser enviado em formato word

 

A submissão de resumos expandidos ficará limitada para apresentação em forma de painéis

O texto deverá ser organizado no formato para folha de papel A4 (210 x 297 mm), respeitando o limite de 1.500 palavras ser escrito na Fonte Times New Roman com margens superior e esquerda de 30mm e inferior e direita com 20mm, e deve obedecer a sequência: Título, Autores, informações dos autores, Introdução, Material e Método, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências. Estes itens deverão ser gravados em negrito e centralizados, com os textos justificados e separados por um espaço;

- O título deverá ser inscrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito (fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas). Deve-se deixar um espaço e acrescentar, em seguida, os autores.

- Os nomes dos Autores devem ser escritos por extenso, em letras minúsculas, o(s) nome(s) completo(s) do(s) componente(s) da equipe de trabalho (Fonte Times New Roman, tamanho 10, primeiro autor deve estar sublinhado em itálico, espaçamento simples entre linhas);

- As qualificações tais como: escolaridade, Instituição de origem, endereço e correio eletrônico, deverão ser apresentadas, imediatamente abaixo dos autores, com um espaço entre os autores e as mesmas. Utilizar chamada numérica crescente sobrescrita para indicação das informações dos respectivos autores. Estas informações devem ser escritas na Fonte Times New Roman, tamanho 8 e centralizado;

- Corpo do trabalho respeitando o limite de 1.500 palavras contendo: resumo, introdução, metodologia, resultados e discussão e conclusões, referências bibliográficas, tabelas e figuras (fonte tamanho 11, com espaçamento de 1,5 entre linhas);

- As tabelas não deverão exceder a uma página;

- No máximo serão aceitas duas fotos. Ultrapassando o total de duas fotos fazer um mosaico de fotos e numerá-las:

-  Fotografias deverão ser inseridas como imagem, as legendas das figuras e tabelas deverão seguir as normas da ABNT, ser auto explicativas e concisas.

- Os nomes científicos serão inscritos em Itálico. Quando presente no título o nome científico deverá ser digitado, também em itálico, em letras minúsculas, só com a primeira letra maiúscula. Após mencionados pela primeira vez no texto, os nomes genéricos das espécies serão abreviados com um ponto após a primeira letra do gênero;

-As referências bibliográficas, devem ser normalizadas de acordo com as Normas da ABNT, listadas em ordem alfabética do sobrenome dos autores, sem numeração. Não devem ser usados abreviações para títulos de revistas e periódicos.

Trabalho Completo

Os Trabalhos Completos conterão no máximo quinze páginas (25) e, no mínimo quinze (15) páginas, o arquivo deverá ser enviado em formato PDF.

O texto deverá ser organizado no formato para folha de papel A4 (210 x 297 mm), ser escrito na Fonte Times New Roman com margens superior e esquerda de 30mm e inferior e direita com 20mm, e deve obedecer a sequência: Título, Autores, informações dos autores, Abstrat, Introdução, Material e Método, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências. Estes itens deverão ser gravados em negrito e centralizados, com os textos justificados e separados por um espaço;

 

- As tabelas não deverão exceder a uma página;

- No máximo serão aceitas duas fotos. Ultrapassando o total de duas fotos fazer um mosaico de fotos e numerá-las:

-  Fotografias deverão ser inseridas como imagem, as legendas das figuras e tabelas deverão seguir as normas da ABNT, ser auto-explicativas e concisas.

- Os nomes científicos serão inscritos em Itálico. Quando presente no título o nome científico deverá ser digitado, também em itálico, em letras minúsculas, só com a primeira letra maiúscula. Após mencionados pela primeira vez no texto, os nomes genéricos das espécies serão abreviados com um ponto após a primeira letra do gênero;

-As referências bibliográficas, devem ser normalizadas de acordo com as Normas da ABNT, listadas em ordem alfabética do sobrenome dos autores, sem numeração. Não devem ser usados abreviações para títulos de revistas e periódicos.

 

Produto Técnico:

O produto técnico trata de produtos resultantes de pesquisas, relatórios, parecer técnico; mapas; maquetes, mapas mentais, mapeamento social, produtos de Feira de Ciências; produtos de metodologias criativas e similares.

O texto deverá ser organizado no formato para folha de papel A4 (210 x 297 mm), ser escrito na Fonte Times New Roman com margens superior e esquerda de 30mm e inferior e direita com 20mm, e deve obedecer a sequência: Título, Autores, informações dos autores, Resumo, Abstratc, Introdução, Material e Método, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências. Estes itens deverão ser gravados em negrito e centralizados, com os textos justificados e separados por um espaço

 

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS E RESULTADOS

- Após a revisão dos trabalhos enviados a comissão informará ao responsável pelo envio do mesmo, sobre a aceitação ou não do trabalho recebido, bem como, as possíveis alterações solicitadas.

- Havendo alteração o trabalho deverá atender as observações, revisar o artigo e reenviá-lo conforme data estabelecida.

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS:

Todos os trabalhos aprovados ficam aptos para apresentação no VCGFEF/VFBSA, obedecendo aos critérios:

a) o primeiro autor de cada trabalho deverá obrigatoriamente está com inscrição regularizada;

b) o trabalho poderá ser apresentado por qualquer autor desde que o mesmo esteja devidamente inscrito no evento, inclusive o primeiro autor;

c) a certificação de apresentação só será disponibilizada para os autores com inscrição efetivada.

 

Formas de apresentação:

Visando oportunizar e diversificar as modalidades de apresentação dos trabalhos aceitos optamos por diferentes formas de apresentações, que são: Sessão Painel (Pôsters); Vídeo; Grupo de Trabalho

 

vídeo

A apresentação em vídeo será indicada para todos os trabalhos, verificando algumas recomendações:

Preparar um vídeo com o conteúdo do material a ser apresentado.

O autor poderá produzir as imagens em forma de slide, produzido na tela do computador.

Proceder a apresentação conforme a apresentação do artigo: Apresentar o título; o (s) autor (es); introduzir o leitor ao tema, deixar claro o objetivo; expressar a metodologia e apresentar os resultados e considerações finais.

O vídeo deverá identificar o nome da pessoa que estiver apresentando.

A duração do vídeo/slide não deverá exceder 7 minutos.

As informações são de responsabilidade exclusiva dos autores dos trabalhos.

O vídeo/slide deverá apresentar a logomarca do evento. A logomarca está disponível no site: https://www._____________________/, na seção vídeo

Enviar o material EXCLUSIVAMENTE para o email: _________@gmail.com

No envio do trabalho através do email indicado, OBRIGATORIAMENTE deverá identificar o título e os autores, conforme identificados no original do trabalho enviado no período da inscrição.

O vídeo deverá ser enviado até o dia 10 de julho de 2022.

O vídeo será postado na página do evento.

 

Grupos de trabalho

A apresentação em Grupo de Trabalho ocorrerá nos dias 26 e 28 de julho de 2022, no período da tarde. Para participar observar as informações:

No ato da inscrição o interessado deverá optar pela apresentação em Grupo de Trabalho;

O trabalho enviado deverá ser COMPLETO;

O trabalho deverá corresponder a um eixo temático específico do VCGFEF/VFBSA;

Para cada eixo temático serão selecionados 3 trabalhos;

A seleção dos trabalhos a serem discutidos ficará a cargo da coordenação do evento.

Após a seleção e divulgação dos trabalhos a serem discutidos no Grupo de Trabalho os autores serão notificados pelos coordenadores dos Eixos Temáticos.

Os trabalhos selecionados serão apresentados em forma de discussão em grupo. Os elementos de discussão serão direcionados pelos coordenadores dos Eixos Temáticos.

Observar que mesmo os trabalhos selecionados nessa etapa, como também os não selecionados, ficarão disponíveis para apresentação em vídeo.

Critérios de avaliação:

Todos os trabalhos deverão apresentar reflexões e contribuições aos debates referentes aos eixos temáticos, nessa área de investigação;

Os trabalhos deverão estar de acordo com as normas definidas pela Comissão Científica (formatação, número de páginas e outras) e disponibilizadas na home page do evento;

A qualidade do texto quanto à gramática, ortografia e digitação são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es);

Todos os trabalhos enviados para o Grupo de Trabalho serão avaliados considerando-se:

Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa;

Riqueza conceitual na formulação dos problemas;

Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;

Interlocução com a produção da área;

Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área;

Apresentação do texto de acordo com as normas para envio de trabalhos divulgados no site desse evento.

A apresentação do trabalho selecionado ocorrerá presencialmente no evento conforme data estipulada. A apresentação consistirá em até 20 minutos. Após a apresentação ocorrerá o debate a ser organizado por um coordenador específico do eixo temático.

 

CERTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS

- Os trabalhos apresentados serão certificados;

- Somente receberá o certificado o autor que estiver inscrito regularmente no evento;

- Os certificados serão entregues através do site do evento.

 

 

PUBLICAÇÃO

- O trabalho na categoria de RESUMO EXPANDIDO, uma vez aceito, será publicado nos anais do evento, em forma de livro de Anais.

 

- O trabalho na categoria de ARTIGO COMPLETO, uma vez aceito, será publicado em forma de livro, com INBS, Conselho Editorial e Conselho Científico. Poderá, ainda, ser direcionado em Revista Científica qualificada obedecendo as exigências do periódico.

 

- O trabalho na categoria de RELATÓRIO TÉCNICO, uma vez aceito, será publicado em forma

Periódico específico para trabalhos técnicos